Desfile Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011
Desfile Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011
Para quem tinha alguma dúvida de que o estilista da Balmain, Cristophe Decarnin (junto com a stylist Emanuelle Alt), manteria a sua sensibilidade sexy e extravagante para este Inverno 2011, a resposta veio logo na abertura do show: o desfile começou ao som de “Let’s Go Crazy”, de Prince. Pode-se dizer que a década de 80 ressurgiu na passarela, ou , no que depender da Balmain, nunca vai sair de lá.
A coleção teve o espírito do cantor que embalou sua apresentação, e em um estilo glam rock pareceu mostrar o encontro (ou choque) das décadas de 80 e 70. Reluzentes e incontroláveis, as peças mostraram coerência umas com as outras, e transpiravam uma vontade nostálgica de volta ao passado. Além de todo esse ar rock, a realeza francesa da época barroca e do rococó pontua toda a coleção, principalmente na parte dos brocados.
Uma grande quantidade de blazers entrou na passarela, com corte no estilo discoteca, bem-ajustados e sempre com ombreiras bem marcadas para as laterais. Com a base em veludo, a grande maioria dessas peças foi destaque nos looks, bordadas inteiramente com canutilhos metalizados – principalmente em dourado. Os blazers mais discretos, em preto, receberam botões e outros adereços em dourado. Os mais berrantes são modelos que incluíam riscas brilhantes e brocados roxos e dourados, esses que chegam a cegar.
![]() Blazers – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
![]() Blazers e Calças boca de sino– Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |

Peças com Brilho – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni
Não foi um desfile com a presença constante de peles, com apenas três volumosos casacos, um de cada cor. Em meio a tanto brilho e glamour, surgiram algumas blusas em transparência preta e outras fluídas em branco.
![]() Casacos de Pele – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
![]() Jeggings e Blusas Fluídas – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |

Transparência – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni
As jegging parecem ser realmente o hit do Inverno 2011. Na Balmain vieram super coladas ao corpo, em couro preto, vermelho ou super metalizado. Em total contraste com esses modelos, Decarnin criou uma série de calças de alfaiataria com a boca larga (boca de sino), uma inspiração vinda diretamente da década de 1970. Elas apareceram de todos os tipos: lisas e discretas, bordadas, metalizadas... Um verdadeiro festival de padrões para todos os gostos.
![]() Jeggings – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
![]() Calças Boca de Sino – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
Na parte de maior sex appeal do desfile, surgem os vestidos. Decarnin já é muito conhecido internacionalmente por seus modelos de festa super glamourosos, e manteve a fama. Quando longos, os vestidos continham grandes fendas na parte da frente, deixando à mostra as pernas femininas e uma calda fluída; também eram cintilantes e/ou cobertos inteiramente por lantejoulas.

Vestidos Longos – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni
Os vestidos (muito) curtos e justos, em sua maioria, foram cobertos por amontoados de miçangas e lantejoulas metalizadas e bordados. Já os decotes eram praticamente nulos e discretíssimos, ou eram em “V” muito profundo. Tanto os vestidos mais longos, quanto os curtos apresentaram a mesma estrutura de ombros dos blazers.
![]() Vestidos Curtos – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
![]() Vestidos Decote em V – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
[foto_table9] | ![]() Vestidos Dourados – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
A disposição das miçangas, lantejoulas e demais ornamentos nas peças tem tudo a ver com Luis XIV, na época barroca. Além delas, muito brilho nas franjas metalizadas, que dão movimento e vivacidade em vestidos e blazers. A padronagem ganhou destaque em um estilo de onça mais discreto, e certeiro em elegância e estilo.
![]() Inspirações no Barroco e no Rococó – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
![]() Padronagem de Onça – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
![]() Ombros Estruturados – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
![]() Vestidos com Franjas – Balmain Semana de Moda Paris Inverno 2011. Foto:Giovanni Giannoni |
Com uma coleção de Inverno 2010 forte e extravagante, os acessórios mais marcantes foram deixados de lado. Apenas uma série de cintos finos e escuros foi combinada com as reluzentes peças da Balmain.
Esta estação pode ser considerada um replay do que melhor Cristophe Decarnin sabe fazer e já mostrou nas passarelas, mas sem dúvida, é receita de sucesso. A aprovação pode ser comprovada no crescimento das vendas, que foram mais de 50% nos últimos anos, e com a recente reforma da boutique em Paris que custou 2,6 milhões de dólares. A Balmain sabe que tem um bom produto, e também sabe cobrar por isso.